Energia Solar para Limeira e Região 19 99789 5333 | 19 3452 7407 | fabiano.recaf@gmail.com


Energia Solar Residencial

Energia Solar Residencial

Energia Solar para Casa, Energia Fotovoltaíca Residencial, Energia Solar para Residência. Neste artigo: o que é, como funciona, qual as vantagens da Energia Solar Residencial

A energia solar residencial vale a pena, pois pode suprir todo o consumo elétrico do consumidor, gerando uma economia de até 95% na conta de luz e ainda possibilitando a redução da conta de energia de outro estabelecimento de mesma titularidade por meio dos créditos energéticos.

Para se calcular um Projeto de Energia Solar Residencial deve-se somar o custo dos equipamentos mais a mão de obra especializada para realizar o trabalho. No entanto, assim como todos os outros serviços, a qualidade e garantia dos mesmos serão o diferencial no valor e qualidade final do sistema.

O sol é a estrela central do sistema solar. Todos os outros corpos do sistema — inclusive a terra — giram em torno dele. Por ser uma fonte interminável de energia, ele permite a vida na terra e interage com diversos elementos. Foi devido a essas interações que, em 1839, Alexandre Edmond Becquerel pôde observar pela primeira vez o chamado efeito fotovoltaico. Esse efeito é a base para que hoje nós possamos produzir energia solar residencial.

A partir dessa descoberta, foi possível criar os painéis solares fotovoltaicos que, hoje, permitem que você consiga economizar em casa, produzindo sua própria energia elétrica. Mas, mesmo trazendo inúmeras vantagens, a geração de energia elétrica por meio do sol é relativamente nova, principalmente na aplicação residencial. Por isso, é normal surgirem dúvidas.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender um pouco mais sobre a energia solar residencial.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL?

A energia solar residencial funciona com o auxílio e união de todos esses componentes que apresentamos. Instalado de modo a maximizar a sua produção, o painel solar fotovoltaico capta a irradiação solar e, por meio do efeito fotovoltaico, consegue produzir uma diferença de potencial que resulta em energia elétrica.

A energia produzida pelos painéis percorre os cabos que são ligados na entrada do inversor. Como a energia produzida pelas placas solares tem corrente contínua e os aparelhos da residência utilizam corrente alternada, assim como a rede elétrica da concessionária, o inversor tem o papel de converter essa corrente. Após a conversão, os cabos da saída do inversor são ligados no disjuntor da sua casa.

A energia gerada durante o dia pelos painéis é consumida instantaneamente pela residência. Enquanto isso, o excedente da produção de energia elétrica é depositado na rede de transmissão da concessionária, por meio do medidor bidirecional. Essa energia injetada vira um crédito a ser consumido pela casa no período noturno.

Caso a produção de energia durante o mês seja maior do que o consumo, você pode utilizar esse crédito posteriormente — em meses que a produção não seja tão alta, como é o caso do inverno ou dias mais nublados. Estes créditos energéticos tem validade de até 5 anos para que você possa utilizá-los. ou que o consumo seja maior, como no verão ou quando os aparelhos que mais consomem energia são ligados com mais frequência, por exemplo. Além disso, é possível utilizar esse crédito de energia em outro imóvel, desde que ele esteja no mesmo CPF ou CNPJ do proprietário.

Fale Conosco

Telefones:
19 99789 5333 - Whatsapp
19 3452 7407 - Fixo

E-mail
fabiano.recaf@gmail.com
contato@recafcomercial.com

Solicite Orçamento